Palmilhas Ortopédicas:


O que são: As palmilhas ortopédicas são indicadas para a correção biomecânica de posturas e movimentos indesejáveis que podem gerar dores e patologias musculoesqueléticas, desde os pés até a coluna vertebral. Dentre estas posturas e movimentos estão: pés planos ou chatos, pés cavos, pronação excessiva ou reduzida da articulação subtalar, entre outros. As palmilhas ortopédicas Biomech® são confeccionadas sob medida para a prevenção e tratamento dessas patologias.



Como funcionam: As palmilhas biomecânicas são órteses cujo relevo possui uma configuração que permite compensar a presença de desalinhamentos ósseos como antepé varo, retropé varo, tíbia vara e diferença de comprimento de membros. Compensam também alterações de rigidez articular dos pés, como frouxidão ligamentar ou pés rígidos.


Alterações de postura e movimento dos pés durante a posição ortostática (em pé), a marcha (andar) e corrida geram sobrecarga sobre inúmeras estruturas musculoesqueléticas e podem levar à lesão e à dor. A indicação correta das palmilhas biomecânicas possui foco especial sobre o funcionamento do complexo articular tornozelo-pé, que influencia na postura e nos movimentos das outras articulações do membro inferior, pelve e coluna vertebral. Dor lombar, bursite trocantérica, síndrome patelo-femoral, canelites, tendinopatias no joelho e tornozelo, fasceíte plantar e metatarsalgias são exemplos de condições patológicas que podem estar associadas com disfunções de postura e de movimento. Pacientes que apresentam essas e outras patologias musculoesqueléticas podem se beneficiar com o uso de palmilhas biomecânicas, se a indicação e a confecção forem adequadas, respeitando as necessidades individuais.

Materiais de confecção: As palmilhas ortopédicas Biomech® são confeccionadas com EVA (Etil Vinil Acetato) e borrachas que possuem propriedades mecânicas específicas para cada correção de postura e movimento. Os materiais usados são também direcionados ao conforto dos clientes, para otimizar a adesão ao tratamento e prevenção das condições patológicas do sistema musculoesquelético. A Biomech® possui parceria com fornecedores especiais e utiliza materiais de alta qualidade e durabilidade.

...........................................................................................................................................................................................

Palmilhas de contato total:

O que são: As palmilhas de contato total são indicadas para prevenir o aparecimento de feridas no pé que apresenta risco de desenvolver úlceras e serve como auxiliar no tratamento de feridas em fase final de cicatrização. Sua função é reduzir a pressão excessiva em regiões que se encontram sob o risco de ulcerações e transferir parte desta pressão para áreas sem risco. Este tipo de palmilha segue duas regras básicas: acomodar as deformidades dos pés (quando estiverem presentes) e elevar a superfície de apoio até a planta dos pés. A confecção da palmilha de contato total é totalmente individualizada e a forma e proporções da palmilha seguem fielmente as características dos pés do cliente. Assim, é possível proporcionar maior conforto, alívio de dores e de pontos de pressão excessiva, prevenindo o aparecimento de feridas ou re-ulcerações.

Como funcionam: O diabetes tem como complicações a redução da sensibilidade (Neuropatia) e da perfusão sanguínea (Vasculopatia). Os pés são umas das primeiras regiões do corpo a serem afetadas pela falta de sensibilidade. Pacientes que apresentam este problema perdem o principal mecanismo de proteção do corpo, a dor, e ficam susceptíveis a desenvolver feridas nos pés. Devido à circulação sanguínea comprometida, as feridas tomam proporções alarmantes e seu controle e cicatrização tornam-se mais difíceis. A origem das feridas nos pés tem forte relação com o aumento da pressão em determinadas áreas e com as deformidades dos pés e dedos (pé cavo ou plano, joanetes, dedos em garra ou martelo, entre outros) que colaboram com o aumento da pressão na planta dos pés. A palmilha de contato total age redistribuindo uniformemente a pressão em toda a face plantar dos pés. Primeiramente, através de equipamentos apropriados, são identificadas as áreas que estão sob risco de lesão. Posteriormente, a conformação do relevo da palmilha é determinada para favorecer a efetiva redução da pressão nestas áreas.

Todo paciente com Diabetes, Hanseníase, Artrite ou outra condição que coloca os pés em risco de ulcerações, podem se beneficiar do uso de palmilhas de contato total, seja ela aplicada antes do aparecimento de feridas, com caráter preventivo, ou após a resolução do caso, com o objetivo de auxiliar no tratamento específico e evitar a recidiva.         

Materiais de confecção: As palmilhas de contato total Biomech® são confeccionadas com EVA, borrachas que possuem propriedades mecânicas específicas, Plastazote e/ou couro natural. Os materiais usados estão de acordo com os estudos científicos mais atuais e são direcionados ao conforto dos clientes, ao controle da temperatura dos pés e à redução do risco de desenvolver alergias. A Biomech® possui parceria com fornecedores especiais e utiliza materiais de alta qualidade e durabilidade.

...........................................................................................................................................................................................

Assistência a equipes de corrida:

A equipe de fisioterapeutas Biomech® oferece assistência a equipes profissionais e amadoras de corrida. Este serviço inclui avaliações biomecânicas de cada componente do grupo para orientar, de forma individualizada, quanto a medidas para prevenir lesões articulares e musculares. Além disso, pode incluir o acompanhamento de competições para monitoração das medidas preventivas pré-corrida e atendimento imediato a possíveis lesões ocorridas durante a competição (como entorses de tornozelo e distensões musculares).

...........................................................................................................................................................................................

Apoio técnico-científico a profissionais:

Consultorias: A Biomech® oferece treinamentos gratuitos, para clínicas e grupos com mais de 10 profissionais de saúde, a respeito da avaliação adequada para indicação das palmilhas ortopédicas e para pés insensíveis.

Cursos e palestras: A equipe Biomech® tem experiência em ministrar cursos e palestras sobre biomecânica da marcha e postura, sobre pés insensíveis (diabetes e hanseníase) e sobre a avaliação para indicação de órteses biomecânicas para os pés.
Para requisitar os serviços Biomech® de apoio técnico-científico, favor entrar em contato com a equipe por email ou telefone.

...........................................................................................................................................................................................

Avaliação fisioterapêutica:

Antes da confecção de qualquer órtese, a equipe de fisioterapeutas Biomech® realiza uma avaliação biomecânica e clínica detalhada dos clientes, para verificar suas características individuais e as necessidades indicadas pelos profissionais de saúde que requisitaram o serviço. Após cada avaliação, um relatório com as características da palmilha confeccionada, os achados clínicos e sugestões terapêuticas é entregue ao cliente, para que ele retorne ao profissional que o indicou aos serviços Biomech®. Orientações por escrito quanto ao uso das órteses e cuidados com a saúde são também fornecidos aos clientes.

Rua República Argentina, 665 - Sion - Belo Horizonte/MG - Telefone: Breno (31) 8579-9276